quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das Águas do Rio Carangola.

Nome do Cursista: Jamille Muniz Rodrigues

Turma: UFRJ 8

Tutor: Gabriel Costa Labanca

Data da Postagem: 08/05/2009

Tema: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das Águas do Rio Carangola.


Identificação da Escola:
O Colégio Municipal Alvorada, encontra-se situado à Rua Vigário João Batista, 08, Município de Natividade/RJ, Telefone: (22) 3841-1275, E-mail colegiomunicipalalvorada@bol.com.br, tendo como finalidade ministrar o Ensino fundamental e no prédio funciona o CEDERJ e o Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat.
O corpo Docente é formado por professores municipais com Licenciatura plena ou Curta e Estudos Adicionais, todos envolvidos num processo de crescimento permanente.
A clientela é variada: atendemos alunos da Zona Urbana e Rural que é a maioria.
É um colégio com uma boa localização, mas sua infraestrutura está muito deteriorada devido a bastante tempo não haver reforma, então, necessita de reforma urgente.

Objetivos:

* Sensibilizar alunos e comunidade quanto às questões ambientais e suas consequências para o Rio Carangola: desenvolvendo-lhe capacidades e habilidades que permitam intervir na realidade para transformá-la.
* Proporcionar conhecimentos ao público-alvo sobre a reutilização do óleo saturado, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um da sociedade, local e global.
* Incentivar o acompanhamento da sociedade com respeito aos problemas ambientais da atualidade em nosso município (Natividade/RJ).
* Reconhecer a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “MEIO AMBIENTE” digno para as futuras gerações.
* Estabelecer parcerias com entidades governamentais e não-governamentais para criação de uma COOPERATIVA, onde os pais/responsáveis dos alunos desta instituição confeccionaria o sabão que a COMUNIDADE teria o Alvorada como ponto de entrega do seu óleo saturado e uma comissão faria o sabão e venderia, aumentando sua renda, auto-estima e o principal este óleo não contaminaria as águas do Rio Carangola.

Público-Alvo:

Alunos do 1º ao 9º ano de Escolaridade, professores, coordenadores de turno, orientadores (Pedagógico e Educacional), diretoras, Pais de alunos e Comunidade.

Mídias a serem utilizadas:

Jornal, revistas on-line, livros(mapas), internet, Data Show, DVD, Filmadora e máquina de retrato digital.


Atores e papéis que deverão desempenhar:

Articuladores do Projeto: Professores e Alunos
Protagonistas: Professores, alunos, pais e comunidade
Coadjuvantes: Direção, Orientadores e coordenadores.

Dinâmica da Atividade:

No dia 13/03/2009 os alunos trouxeram um jornal e depois o acessamos on-line http//g1.globo.com/notícias sobre: “Experiência Sul-coreana pode indicar alternativa para salvar Tietê em SP”.
“Rio Han que corta Seul chegou a ser tapado com laje de concreto. Após projeto de despoluição, apresenta água limpa e inodora...”
Então, voltamos nossos olhos para nosso Rio Carangola, pois suas águas também estão muito poluídas e sabemos que 1L de óleo Saturado contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
Fizeram uma pesquisa na Comunidade para saber o procedimento que utilizam para o destino final do esgoto, lixo e Óleo Saturado.

Mobilizaram os outros professores da escola para desenvolverem o projeto, pois uma andorinha só não faz verão, sendo preciso que todos se engajam para que nosso Rio ( Meio Ambiente) seja digno para próximas gerações.
Cada professor do 1º ao 9° ano se dispuseram a fazer uma oficina com seus alunos sobre a Poluição do Meio Ambiente em geral ( surgiu idéia de tornar o Lixo em Luxo, reutilização das embalagem, confeccionar uma horta com o lixo orgânico, nesta horta teria uma mandala onde plantaríamos plantas medicinais, etc...)
Como no 8º ano nosso conteúdo este bimestre foi o Sistema Digestório ( ALIMENTOS) eles detectaram que óleo sendo aquecido mais de 3 vezes produz uma toxina que é muito prejudicial à saúde e na pesquisa que fizeram viram que as pessoas por falta de conhecimento jogam na pia, no quintal ( contaminando o lençol freático, etc..). Estamos trabalhando com o livro: Projeto Araribá/ Ciências/ 7ª Série/ Editora Moderna/ Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Ed. Moderna/ Editor Resp. José Luiz Carvalho da Cruz.
Por isso, daremos uma atenção maior a Poluição das Águas pelo Óleo saturado, mas também será trabalhada a Poluição por lixo e esgoto.
Uma pessoa da comunidade já faz o Sabão utilizando Óleo Saturado ( Margareth Dutra Bandoli) que nos deu a receita e faremos o sabão na sala de aula, filmarei, tirarei muitas fotos, para ser expostas no dia da apresentação do Projeto, onde a comunidade será convidada à participar e também colocarei as fotos no fotoblog http://colegiomunicipalalvorada.nafoto.net divulgando o projeto e neste dia será exposto no data show passo à passo como foi feito o sabão sendo que os alunos xerocarão a receita, farão tipo um sachê com TNT e fitilho anexando a receita ao sabão e dando para as pessoas que visitarem a oficina.
No dia da culminância que será marcada pela nossa Orientadora Pedagógica Shirley Roschet, todas as oficinas serão expostas nas salas de aula e quadra para que a comunidade participe e coloque na sua vida as medidas preventivas que temos que ter para Preservar o MEIO AMBIENTE.

Período de realização:

Atividades/ Procedimentos Maio Junho Julho
Apresentação do Projeto para professores e Orientadores X
Pesquisa/Questionário Comunidade Escolar X
Pesquisa feita entre os profissionais da escola e bairros sobre o destino final do referido produto. X
Cartazes divulgando o projeto dentro da Escola e Arredores X
Concurso de desenhos com alunos do 1º ao 5º X
Palestra feita por profissionais da Defesa Civil que serão convidados. (Biólogo) X
Vídeos relatando a Importância do Meio Ambiente; Destino do Óleo Saturado ( Globo Repórter) X
Confecção do Sabão com Óleo recolhido pelos alunos na Comunidade X
Concurso de Poesias sobre o Meio Ambiente ( Alunos do 6º ao 9º ano) X


Culminância do Projeto ( Exposição das Oficinas) X
Fotos das Etapas da realização do Projeto no fotoblog X X X

Critérios de Avaliação da Atividade
A avaliação como elemento integrante de uma proposta curricular e a tomada de decisões direcionadas para o aprimoramento das aprendizagens dos alunos e da comunidade, são questões-chave para uma educação de qualidade e voltada para a construção da cidadania, através de registros feito pelos professores e as apreciações feitas pelos alunos no decorrer do período de realização do projeto e ficará como embasamento para a vida inteira, pois os tornarão mais conscientes e cidadãos mais humanos.

Referências do Material Pesquisado:

Mídias Impressas:
Livros:
O Município de Natividade – Seus grupos, espaços e Tempos.Autora: Gianni Werneck Arenari Martins - 1996
Projeto Araribá/7ª série 8º Ano de Escolaridade
Editora Moderna/ Obra coletiva
1996
Jornal On-line:
http://g1.globo.com/noticias
Internet sites:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente
http://amazonia.org.br/noticias
http://www.blogdacomunicacao.com.br


Anexos


1. Livro do Município de Natividade produzido em 1996 em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desportos pela professora de História Gianni Werneck Arenari Martins. 3ª série/ 4º ano de escolaridade.
2. Livro Didático utilizado na sala de aula pelos alunos do 8º ano de escolaridade: Ciências - Projeto Araribá – Editora Moderna – Obra coletiva.
3. Foto da confecção do Sabão na sala de aula, visto que o óleo foi recolhido pelos alunos na comunidade, após pesquisa feita.
4. Foto do sabão dando o “ponto” momento que endurece e após 12 horas pode cortar.
5. Foto da turma comemorando a realização dessa tarefa na sala de aula.
6. Foto do Rio Carangola as margem do Colégio, sendo que a mesma foi tirada no refeitório.
7. Foto privilegiada no pátio da nossa escola do Rio Carangola.
8. Foto do sabão sendo cortado, após 12 horas da sua confecção.
9. Foto dos alunos cortando o TNT e fitilho para anexarem a receita ao pedaço de sabão cortado para ser oferecido na oficina no dia da culminância do Projeto.
10. Foto do sachê pronto nas mão de um aluno.
11. Foto dos sachês prontos em cima da mesa.
12. Foto dos sachês prontos junto a professora Jamille que coordenou a realização do Projeto: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das águas do Rio Carangola.
13. Foto do questionário/Pesquisa que fizeram na comunidade.

Obs.: Como o arquivo superou 4 MB, não deu para colocar as fotos. Serão anexadas no fotoblog: http://colegiomunicipalalvorada.nafoto.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!