quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto desenvolvido em 2009!! Foi um sucesso!!!

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO BÁSICO III – UFRJ

MÓDULO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Etapa 2 – Atividade 1 - Projeto


Colégio Municipal Alvorada

I- Identificação
1. Nome do cursista: Jamille Muniz Rodrigues
Tutor: Gabriel Costa Labanca Turma: UFRJ 08
2. Nome da escola: Colégio Municipal Alvorada
3. Público alvo: Qual o público a ser atingido diretamente pelo Projeto?
Qual série? 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries Faixa etária: 14 anos Nº alunos: 90
Principal disciplina envolvida: Ciências
4.Qual o público a ser atingido indiretamente pelo Projeto?
Todos os alunos do colégio do 1º ao 5º Ano de Escolaridade participarão indiretamente e os do 6º ao 9º diretamente, Direção, Pais, Coordenação, Pessoal de Apoio e Comunidade ao redor.

II. Tema: O Cidadão em defesa do Planeta

III. Justificativa:
Pensar em educação nos dias de hoje, vai muito além de estarmos entre as 4 paredes da sala de aula. Se queremos formar cidadãos conscientes do seu papel quanto pessoa que interfere na sua vida social e econômica e de sua comunidade, temos que deixar de ser meros explicadores e assumir o papel de ator coadjvante nesse processo ensino-aprendizagem. Estar realmente abertos a aprender a aprender e quando estamos sintonizados com os alunos, considerando suas questões, partindo do levantamento de suas hipóteses e de suas dúvidas temporárias até chegar a elaboração da comunicação do conhecimento construído, estamos dando a este ser sentido para sua aprendizagem. Este é o real valor da aprendizagem, instrumento para se obter uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Pois, para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.

IV - Objetivos:

Geral:
* Despertar a consciência cidadã, sensibilizando-os a discutir formas de tornar nosso MEIO AMBIENTE mais agradável para as futuras gerações, propondo reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

Específicos:
* Levar os alunos a discutirem sobre as agressões constantes que o meio ambiente vem sofrendo, visto que as chuvas do final do ano, o Município teve várias enchentes;
* Distinguir a Indústria Moderna e a do Passado, fazendo, após visitação a fábrica de sacolas que está instalada no nosso Município, paralelo que o plástico é a forma que mais contamina o planeta, devido a demora para se decompor.
* Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno, despertando a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidades carentes do Município.
* Sensibilizar o educando quanto às questões ambientais e sua conseqüência para o Rio Carangola; desenvolvendo-lhe capacidades e habilidades que permitam intervir na realidade para transformá-la.
* Proporcionar conhecimento ao educando e a sociedade sobre a reutilização das embalagem das mercadorias compradas, visto que o preço final da mercadoria está com aquela embalagem e você sendo consciente dará um destino final para ela de modo a não poluir o Meio Ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
* Incentivar o acompanhamento da sociedade com respeito aos problemas ambientais da atualidade em nosso ambiente.
* Proporcionar compreensão racional do mundo que o cerca, levando-o a uma postura mais adequada em relação à Natureza, como indivíduo, como parte da sociedade em que vive e do ambiente que ocupa.
* Desenvolver capacidades e hábitos que permitam intervir na realidade para transformá-la, contribuindo para a formação integral dos alunos.
* Criar poesias referente aos temas pesquisados.
* Mostrar através do Coral de Pantominas, que existe solução para revertermos as mudanças climáticas, só depende de nós.
* Visualizar através do Cineminha das mudanças climáticas, a situação atual do nosso planeta com o efeito do aquecimento global e o documentário Ilha das Flores ( porta curtas) .
* Observar nas fotos das últimas enchentes, que temos com urgência que contagiar o máximo possível de pessoas a participar conosco desse resgate das potencialidades que temos para tentar salvar nosso Meio Ambiente.
* Entender o significado da palavra gari, através de pesquisa que vem do nome do primeiro a assinar contrato com a Corte brasileira de limpeza urbana no Brasil – Pedro Aleixo Gary, um engenheiro francês, 1895. Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande/RJ, uma fábrica de utensílios para limpeza urbana.


V - Conteúdos a serem explorados:

* Ecologia – Preservação
* A Química e o Meio Ambiente – Onde está o desperdício de energia?
* Fazer Arte – Embalagens
* Caixas de leite contra o calor
* Transformando e aproveitando plásticos – Piso 100% reciclado
* Intensificação do Efeito estufa
* Biogás: uma reciclagem que gera energia
* O que fazer com as pilhas?
* O que fazer com tanto lixo? – Reduzir, Reutilizar e Reciclar
* Coleta Seletiva
* Evitar embalagens plásticas e conferir validade dos produtos
* Energia Solar – Embalagens de Leite longa vida
* Evite embalagens com isopor – Não é biodegradável

VI - Abordagem Pedagógica
Utilizamos a abordagem sócio-construtivista, pois se caracteriza num ensino baseado no desempenho e no desenvolvimento das Competências: Comunicativa e Argumentativa, visando o trabalho interdisciplinar, pois estimula a criatividade, contribuindo para que o educando desenvolva seu senso crítico e espírito inovador mediando aos temas propostos, valorizando a autoria dos trabalhos pesquisados.

VII. Planejamento /Desenvolvimento:
* Quando retornarmos do recesso em (Agosto) o tema do projeto será apresentado aos pais e a toda Comunidade escolar e do entorno. Também terá apresentação de um recital ( teclado), onde apresentaremos várias músicas, em especial Planeta Água ( Guilherme Arantes). Nesta palestra para sensibilizar os alunos e comunidade sobre as mudanças climáticas( Efeito Estufa e Aquecimento Global), mostrando que só depende de nós reverter essa situação. Será usado Globo Repórter: Reutilização do Óleo Saturado, Aqüífero Guarani , Reutilização do lixo numa forma consciente e as fotos da enchente no Município de Natividade, no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat.
* Será realizado um Concurso de Poesia, professores de Português Ricardo Arenari e Hélia , onde os alunos pesquisaram o assunto escolhido ( Meio Ambiente, Aquecimento Global, Ciclo da Àgua, etc) na aula que tiveram com a Profª Marcelina usando a Internet no Laboratório de Informática.
* Será feita uma campanha para não jogar pilhas em lixo comum. Construiremos uma caixa para colocar as pilhas para após mandarmos para o Banco Real que tem um programa Papapilhas, pois as pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.
* Será organizada uma pesquisa/questionário dos problemas ambientais de sua localidade e chamaremos alguns vereadores ( Severiano Resende, Fabiano Vieira, Sebastião Barreto, Drª Ivete Boher, Manoel Filho etc... para nos representar junto ao prefeito, levando as reivindicações , dos problemas ambientais que detectaram em sua comunidade, pois acreditamos que sozinhos não resolvemos muito e logo o projeto cairia no esquecimento, mas com a parceria com o Poder Público, essas idéias são amarradas e desenvolvidas.
* Como nosso Colégio fica as margens do Rio Carangola e é dele que a maioria da população consome suas águas é de suma importância sua preservação. Constatamos com um outro projeto realizado, que várias pessoas jogam Óleo Saturado no esgoto, solo, etc... Então nossa escola já é um pólo onde as pessoas entregam seu óleo e uma comissão formada por pais dos alunos e professores do Colégio, fazem o sabão e vende para a comunidade e a Secretária de educação Maria Cristina Vieira que muito apoiou o Projeto anterior, compra a maior parte do sabão confeccionado para as escolas do Município usarem.
* Os alunos constataram também que o lixo é um dos grandes poluidores do nosso Rio, então fizeram pesquisa sobre o que poderia ser feito com ele e depois que os trabalhos ficarem prontos, faremos uma exposição dos trabalhos feitos ( O Luxo do Lixo). Desenvolvido pela Profª Lúcia Silveira( Artes)
* Acreditamos que todos os cidadãos, ( deficiência visual), são pessoas que precisam ter conhecimento para exercer sua cidadania, com um curso que fiz na Coordenadoria de Bom Jesus ( Direitos Humanos), faremos o Sistema Braille com material reutilizados ( bandejas de isopor e tampinhas de garrafas pet).
* Faremos um Cineminha na Biblioteca, adaptada com o Data Show ( Que nos foi ofertado como Prêmio no ano de 2006, I Prêmio Destaque em Educação Fiscal 2006), sobre Mudanças no Clima/ Mudança de Vida. O filme retrata situações de secas extremas, inundações, furacões, pessoas que perderam suas casas, suas plantações, seus amigos e até sua fé. Através dele, os alunos poderão perceber como o aquecimento Global já afeta o Brasil e ver também as fotos da última enchente no nosso Município e o do curta metragem Ilha das Flores de Jorge Furtado (www.curtana escola.com.br) , pois retrata a angústia de uma população que veem no lixo sua fonte de alimentação, então fazer um paralelo com a sua vida para não desperdiçar alimentos enquanto muitos não tem o que comer.
* Os alunos levarão as reivindicações que constataram através da pesquisa, para a Agenda 21 do município, visto que a professora que desenvolve este projeto é membro, sobre a preservação do Meio Ambiente, pois entendemos que o lixo, a poluição das águas e do ar, provocam doenças e essa parceria é de suma importância para o SUCESSO do projeto.
* Na culminância do Projeto os alunos apresentarão as Poesias Vencedoras e o Coral de Pantominas a Música: ¨Pra Cima Brasil¨( João Alexandre), que como a própria música diz:” Brasil, há uma esperança”, quando existe pessoas conscientes e que querem o bem do Planeta, com muita luta devemos ser capazes de diminuir a emissão de gases para diminuirmos a causa do Efeito Estufa. Apresentarão também os trabalhos que confeccionaram com o Luxo do Lixo, Alfabeto Braille e convidaremos e Exmo. Sr. Prefeito Taninho e Vereadores para participarem da culminância do projeto.
* Durante todo o 2º semestre os alunos serão levados ao laboratório de Informática da Escola, onde poderão explorar os diversos sites e aprenderão sobre as questões ambientais brincando.


VIII. Mídias a serem utilizadas: : Computador, internet, livros, revistas, vídeos, máquina fotográfica, filmadora, data Show, televisão,etc...

IX. Cronograma:


Atividade Período
Palestra para sensibilizar o Público-Alvo ( Recital) Agosto

Visitação à Fábrica de Sacolas e ao Lixão do Município. ( Profª Rosaura) Agosto

Pesquisa dos Temas no Laboratório de Informática Profª Marcelina Ago Set Out

Concurso de Poesias Prof. Português Ricardo e Hélia Novembro

Pesquisa - Questionários Agosto

Construir Caixas para o recolhimento das pilhas para envio Banco Real “Papapilhas” Agosto

Confecção do Sabão com Óleo Saturado Set Out Nov Dez

Transformar o Lixo em Luxo ( Arte com as Embalagens) Profª Artes Lúcia Out Nov

Confecção do Sistema Braille com bandeja de isopor e tampas de refrigerante Nov

Cineminha com o filme – Mudanças Climáticas – Greenpeace e fotos da Enchente no nosso Município. Out Nov

Cineminha curta metragem brasileiro Ilha das Flores ( Jorge Furtado) Dezembro

Reivindicações detectadas para a agenda 21 do Município Nov Dez

Culminância do Projeto com apresentação de todas as oficinas realizadas. Dezembro


X . Forma de socialização das produções:
As fotos do trabalho realizado com o Projeto: O Cidadão em defesa do Planeta serão anexadas no fotoblog do colégio: colegiomunicipalalvorada.nafoto.net, pois de nada vale o fazer dentro da escola, senão for divulgado para a Comunidade em geral, estimulando pessoas a produzir outros de melhor qualidade ainda, com base neste como pesquisa.

XI - Critérios de Avaliação:
O processo avaliativo se dará durante toda a execução do projeto, através da participação dos eventos e execução dos trabalhos propostos: Palestra, Pesquisa no Laboratório de Informática, confecção do Sistema Braille com as bandejas de isopor e tampinhas, das embalagem sendo reutilizadas com Arte ( O Luxo do Lixo), na atenção dada ao Cineminha das Mudanças Climáticas ( Greenpeace) e fotos da Enchente no nosso Município.
Já a avaliação do projeto será feita no decorrer da vida, pois se as pessoas envolvidas se tornarem pessoas mais HUMANIZADAS para com seu próximo e mais preocupadas com seu MEIO AMBIENTE, tendo atitudes empreendedoras, sinto que alcançamos os nossos objetivos.
XII - Referência Bibliográfica /Webgrafia:
Sites que serão visitados para pesquisa dos alunos no LI:

www.compam.com.br
Um site bem legal onde os alunos pesquisarão sobre a reciclagem: O que é, como é, Coleta Seletiva e Meio Ambiente.

www.canalkids.com.br
Um site muito colorido e que chamará muito a atenção dos alunos, foi sua forma de mostrar a desertificação, Meio Ambiente, o Planeta em perigo e fala da degradação do Meio Ambiente. Este site será muito utilizado na pesquisa para confeccionarem as poesias.

www.reciclaveis.com.br
O site recicláveis nos ajudará muito a pesquisa sobre reciclagem de plásticos, lixo e garrafas Pet.


Neste site pesquisaremos sobre brinquedos que poderiam confeccionar, no trabalho “O luxo do lixo”.

www.todabiologia.com/ecologia.htm
Também é um site muito legal, pois aborda questões como: Chuva Ácida, Efeito Estufa, Poluição de Solo, do Ar, Reciclagem, Aquecimento Global e Poluição das Águas.


Jogo ensinando que não devemos prejudicar o meio ambiente.
http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/jogos-h.html

Jogo da Polly para salvar o meio ambiente.
http://www.jogosweb.net/jogos_online/2884/jogo_da_polly_eco_game.html


http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos.html

Cheio de jogos bons para salvar o meio ambiente
http://www.conpet.gov.br/brindes/kids_jogos.php

Esse jogo fala que nós devemos economizar a energia.
http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/

Esse jogo mostra que não podemos misturar os lixos.
http://www.estadao.com.br/especiais/jogos-da-sustentabilidade,54937.htm

Salvando o meio ambiente
http://www.meusjogosdemeninas.com.br/jogos/jogos-de-habilidade/salvando-o-meio-ambiente.jsp


http://jogosonline.clickgratis.com.br/acao/help_the_planet-905.html




Além destes sites foram pesquisados muitos outros, que se for enumerar ficará muito extenso, pois iam no google e colocavam o tema da pesquisa.


Sites pesquisados para fazer projeto:

Site que contém vários links de projetos do MEIO AMBIENTE
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/mei_l.php?t=001

Site do Greenpeace que é uma ONG internacional que denuncia abusos contra o MEIO AMBIENTE
http://www.greenpeace.org/brasil/

Governo do Estado de SP – Secretaria do Meio Ambiente
http://www.ambiente.sp.gov.br/

Site que pesquisaremos na História o nome “gari”.
http://www.secom.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3215&Itemid=67

Site da Globo Amazônia
http://www.globoamazonia.com/

(Blog)
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htmhttp://www.sustentabilidade.blog.br/?p=1894


Imagens Impressionantes e sites ótimos!
http://images.google.com.br/images?q=preserva%C3%A7ao+do+meio+ambiente&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&ei=Wi9VSrrUCI2etweywMXVAg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4


O Luxo do Lixo
http://arteecobrasil.blogspot.com/

( Blog)
sustentabilidadedomundoafora.blogspot.com/

Site para saber o destino correto para as pilhas
http://meumundosustentavel.com/noticias/destino-certo-para-pilhas-baterias-e-oleo-de-cozinha/


Site do Banco Real que tem um programa papapilhas ( Recolhimento)
http://www.bancoreal.com.br/index_internas.htm?sUrl=http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade/o_que_fazemos/praticas_de_gestao/tpl_sustentabilidade_quefazemos_gestao_ecoeficiencia_papapilhas.shtm


Documentário Ilha das Flores de Jorge Furtado
www.curtanaescola.com.br



Então, este projeto é uma sementinha que estamos plantando para a conscientização das pessoas que só depende de nós salvarmos nosso bem maior que é fonte de vida e saúde: O MEIO AMBIENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!

Postar um comentário