quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das Águas do Rio Carangola.

Nome do Cursista: Jamille Muniz Rodrigues

Turma: UFRJ 8

Tutor: Gabriel Costa Labanca

Data da Postagem: 08/05/2009

Tema: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das Águas do Rio Carangola.


Identificação da Escola:
O Colégio Municipal Alvorada, encontra-se situado à Rua Vigário João Batista, 08, Município de Natividade/RJ, Telefone: (22) 3841-1275, E-mail colegiomunicipalalvorada@bol.com.br, tendo como finalidade ministrar o Ensino fundamental e no prédio funciona o CEDERJ e o Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat.
O corpo Docente é formado por professores municipais com Licenciatura plena ou Curta e Estudos Adicionais, todos envolvidos num processo de crescimento permanente.
A clientela é variada: atendemos alunos da Zona Urbana e Rural que é a maioria.
É um colégio com uma boa localização, mas sua infraestrutura está muito deteriorada devido a bastante tempo não haver reforma, então, necessita de reforma urgente.

Objetivos:

* Sensibilizar alunos e comunidade quanto às questões ambientais e suas consequências para o Rio Carangola: desenvolvendo-lhe capacidades e habilidades que permitam intervir na realidade para transformá-la.
* Proporcionar conhecimentos ao público-alvo sobre a reutilização do óleo saturado, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um da sociedade, local e global.
* Incentivar o acompanhamento da sociedade com respeito aos problemas ambientais da atualidade em nosso município (Natividade/RJ).
* Reconhecer a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “MEIO AMBIENTE” digno para as futuras gerações.
* Estabelecer parcerias com entidades governamentais e não-governamentais para criação de uma COOPERATIVA, onde os pais/responsáveis dos alunos desta instituição confeccionaria o sabão que a COMUNIDADE teria o Alvorada como ponto de entrega do seu óleo saturado e uma comissão faria o sabão e venderia, aumentando sua renda, auto-estima e o principal este óleo não contaminaria as águas do Rio Carangola.

Público-Alvo:

Alunos do 1º ao 9º ano de Escolaridade, professores, coordenadores de turno, orientadores (Pedagógico e Educacional), diretoras, Pais de alunos e Comunidade.

Mídias a serem utilizadas:

Jornal, revistas on-line, livros(mapas), internet, Data Show, DVD, Filmadora e máquina de retrato digital.


Atores e papéis que deverão desempenhar:

Articuladores do Projeto: Professores e Alunos
Protagonistas: Professores, alunos, pais e comunidade
Coadjuvantes: Direção, Orientadores e coordenadores.

Dinâmica da Atividade:

No dia 13/03/2009 os alunos trouxeram um jornal e depois o acessamos on-line http//g1.globo.com/notícias sobre: “Experiência Sul-coreana pode indicar alternativa para salvar Tietê em SP”.
“Rio Han que corta Seul chegou a ser tapado com laje de concreto. Após projeto de despoluição, apresenta água limpa e inodora...”
Então, voltamos nossos olhos para nosso Rio Carangola, pois suas águas também estão muito poluídas e sabemos que 1L de óleo Saturado contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
Fizeram uma pesquisa na Comunidade para saber o procedimento que utilizam para o destino final do esgoto, lixo e Óleo Saturado.

Mobilizaram os outros professores da escola para desenvolverem o projeto, pois uma andorinha só não faz verão, sendo preciso que todos se engajam para que nosso Rio ( Meio Ambiente) seja digno para próximas gerações.
Cada professor do 1º ao 9° ano se dispuseram a fazer uma oficina com seus alunos sobre a Poluição do Meio Ambiente em geral ( surgiu idéia de tornar o Lixo em Luxo, reutilização das embalagem, confeccionar uma horta com o lixo orgânico, nesta horta teria uma mandala onde plantaríamos plantas medicinais, etc...)
Como no 8º ano nosso conteúdo este bimestre foi o Sistema Digestório ( ALIMENTOS) eles detectaram que óleo sendo aquecido mais de 3 vezes produz uma toxina que é muito prejudicial à saúde e na pesquisa que fizeram viram que as pessoas por falta de conhecimento jogam na pia, no quintal ( contaminando o lençol freático, etc..). Estamos trabalhando com o livro: Projeto Araribá/ Ciências/ 7ª Série/ Editora Moderna/ Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Ed. Moderna/ Editor Resp. José Luiz Carvalho da Cruz.
Por isso, daremos uma atenção maior a Poluição das Águas pelo Óleo saturado, mas também será trabalhada a Poluição por lixo e esgoto.
Uma pessoa da comunidade já faz o Sabão utilizando Óleo Saturado ( Margareth Dutra Bandoli) que nos deu a receita e faremos o sabão na sala de aula, filmarei, tirarei muitas fotos, para ser expostas no dia da apresentação do Projeto, onde a comunidade será convidada à participar e também colocarei as fotos no fotoblog http://colegiomunicipalalvorada.nafoto.net divulgando o projeto e neste dia será exposto no data show passo à passo como foi feito o sabão sendo que os alunos xerocarão a receita, farão tipo um sachê com TNT e fitilho anexando a receita ao sabão e dando para as pessoas que visitarem a oficina.
No dia da culminância que será marcada pela nossa Orientadora Pedagógica Shirley Roschet, todas as oficinas serão expostas nas salas de aula e quadra para que a comunidade participe e coloque na sua vida as medidas preventivas que temos que ter para Preservar o MEIO AMBIENTE.

Período de realização:

Atividades/ Procedimentos Maio Junho Julho
Apresentação do Projeto para professores e Orientadores X
Pesquisa/Questionário Comunidade Escolar X
Pesquisa feita entre os profissionais da escola e bairros sobre o destino final do referido produto. X
Cartazes divulgando o projeto dentro da Escola e Arredores X
Concurso de desenhos com alunos do 1º ao 5º X
Palestra feita por profissionais da Defesa Civil que serão convidados. (Biólogo) X
Vídeos relatando a Importância do Meio Ambiente; Destino do Óleo Saturado ( Globo Repórter) X
Confecção do Sabão com Óleo recolhido pelos alunos na Comunidade X
Concurso de Poesias sobre o Meio Ambiente ( Alunos do 6º ao 9º ano) X


Culminância do Projeto ( Exposição das Oficinas) X
Fotos das Etapas da realização do Projeto no fotoblog X X X

Critérios de Avaliação da Atividade
A avaliação como elemento integrante de uma proposta curricular e a tomada de decisões direcionadas para o aprimoramento das aprendizagens dos alunos e da comunidade, são questões-chave para uma educação de qualidade e voltada para a construção da cidadania, através de registros feito pelos professores e as apreciações feitas pelos alunos no decorrer do período de realização do projeto e ficará como embasamento para a vida inteira, pois os tornarão mais conscientes e cidadãos mais humanos.

Referências do Material Pesquisado:

Mídias Impressas:
Livros:
O Município de Natividade – Seus grupos, espaços e Tempos.Autora: Gianni Werneck Arenari Martins - 1996
Projeto Araribá/7ª série 8º Ano de Escolaridade
Editora Moderna/ Obra coletiva
1996
Jornal On-line:
http://g1.globo.com/noticias
Internet sites:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente
http://amazonia.org.br/noticias
http://www.blogdacomunicacao.com.br


Anexos


1. Livro do Município de Natividade produzido em 1996 em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desportos pela professora de História Gianni Werneck Arenari Martins. 3ª série/ 4º ano de escolaridade.
2. Livro Didático utilizado na sala de aula pelos alunos do 8º ano de escolaridade: Ciências - Projeto Araribá – Editora Moderna – Obra coletiva.
3. Foto da confecção do Sabão na sala de aula, visto que o óleo foi recolhido pelos alunos na comunidade, após pesquisa feita.
4. Foto do sabão dando o “ponto” momento que endurece e após 12 horas pode cortar.
5. Foto da turma comemorando a realização dessa tarefa na sala de aula.
6. Foto do Rio Carangola as margem do Colégio, sendo que a mesma foi tirada no refeitório.
7. Foto privilegiada no pátio da nossa escola do Rio Carangola.
8. Foto do sabão sendo cortado, após 12 horas da sua confecção.
9. Foto dos alunos cortando o TNT e fitilho para anexarem a receita ao pedaço de sabão cortado para ser oferecido na oficina no dia da culminância do Projeto.
10. Foto do sachê pronto nas mão de um aluno.
11. Foto dos sachês prontos em cima da mesa.
12. Foto dos sachês prontos junto a professora Jamille que coordenou a realização do Projeto: A Reutilização do Óleo Saturado em defesa das águas do Rio Carangola.
13. Foto do questionário/Pesquisa que fizeram na comunidade.

Obs.: Como o arquivo superou 4 MB, não deu para colocar as fotos. Serão anexadas no fotoblog: http://colegiomunicipalalvorada.nafoto.net

Projeto desenvolvido em 2009!! Foi um sucesso!!!

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO BÁSICO III – UFRJ

MÓDULO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Etapa 2 – Atividade 1 - Projeto


Colégio Municipal Alvorada

I- Identificação
1. Nome do cursista: Jamille Muniz Rodrigues
Tutor: Gabriel Costa Labanca Turma: UFRJ 08
2. Nome da escola: Colégio Municipal Alvorada
3. Público alvo: Qual o público a ser atingido diretamente pelo Projeto?
Qual série? 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries Faixa etária: 14 anos Nº alunos: 90
Principal disciplina envolvida: Ciências
4.Qual o público a ser atingido indiretamente pelo Projeto?
Todos os alunos do colégio do 1º ao 5º Ano de Escolaridade participarão indiretamente e os do 6º ao 9º diretamente, Direção, Pais, Coordenação, Pessoal de Apoio e Comunidade ao redor.

II. Tema: O Cidadão em defesa do Planeta

III. Justificativa:
Pensar em educação nos dias de hoje, vai muito além de estarmos entre as 4 paredes da sala de aula. Se queremos formar cidadãos conscientes do seu papel quanto pessoa que interfere na sua vida social e econômica e de sua comunidade, temos que deixar de ser meros explicadores e assumir o papel de ator coadjvante nesse processo ensino-aprendizagem. Estar realmente abertos a aprender a aprender e quando estamos sintonizados com os alunos, considerando suas questões, partindo do levantamento de suas hipóteses e de suas dúvidas temporárias até chegar a elaboração da comunicação do conhecimento construído, estamos dando a este ser sentido para sua aprendizagem. Este é o real valor da aprendizagem, instrumento para se obter uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Pois, para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.

IV - Objetivos:

Geral:
* Despertar a consciência cidadã, sensibilizando-os a discutir formas de tornar nosso MEIO AMBIENTE mais agradável para as futuras gerações, propondo reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

Específicos:
* Levar os alunos a discutirem sobre as agressões constantes que o meio ambiente vem sofrendo, visto que as chuvas do final do ano, o Município teve várias enchentes;
* Distinguir a Indústria Moderna e a do Passado, fazendo, após visitação a fábrica de sacolas que está instalada no nosso Município, paralelo que o plástico é a forma que mais contamina o planeta, devido a demora para se decompor.
* Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno, despertando a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidades carentes do Município.
* Sensibilizar o educando quanto às questões ambientais e sua conseqüência para o Rio Carangola; desenvolvendo-lhe capacidades e habilidades que permitam intervir na realidade para transformá-la.
* Proporcionar conhecimento ao educando e a sociedade sobre a reutilização das embalagem das mercadorias compradas, visto que o preço final da mercadoria está com aquela embalagem e você sendo consciente dará um destino final para ela de modo a não poluir o Meio Ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
* Incentivar o acompanhamento da sociedade com respeito aos problemas ambientais da atualidade em nosso ambiente.
* Proporcionar compreensão racional do mundo que o cerca, levando-o a uma postura mais adequada em relação à Natureza, como indivíduo, como parte da sociedade em que vive e do ambiente que ocupa.
* Desenvolver capacidades e hábitos que permitam intervir na realidade para transformá-la, contribuindo para a formação integral dos alunos.
* Criar poesias referente aos temas pesquisados.
* Mostrar através do Coral de Pantominas, que existe solução para revertermos as mudanças climáticas, só depende de nós.
* Visualizar através do Cineminha das mudanças climáticas, a situação atual do nosso planeta com o efeito do aquecimento global e o documentário Ilha das Flores ( porta curtas) .
* Observar nas fotos das últimas enchentes, que temos com urgência que contagiar o máximo possível de pessoas a participar conosco desse resgate das potencialidades que temos para tentar salvar nosso Meio Ambiente.
* Entender o significado da palavra gari, através de pesquisa que vem do nome do primeiro a assinar contrato com a Corte brasileira de limpeza urbana no Brasil – Pedro Aleixo Gary, um engenheiro francês, 1895. Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande/RJ, uma fábrica de utensílios para limpeza urbana.


V - Conteúdos a serem explorados:

* Ecologia – Preservação
* A Química e o Meio Ambiente – Onde está o desperdício de energia?
* Fazer Arte – Embalagens
* Caixas de leite contra o calor
* Transformando e aproveitando plásticos – Piso 100% reciclado
* Intensificação do Efeito estufa
* Biogás: uma reciclagem que gera energia
* O que fazer com as pilhas?
* O que fazer com tanto lixo? – Reduzir, Reutilizar e Reciclar
* Coleta Seletiva
* Evitar embalagens plásticas e conferir validade dos produtos
* Energia Solar – Embalagens de Leite longa vida
* Evite embalagens com isopor – Não é biodegradável

VI - Abordagem Pedagógica
Utilizamos a abordagem sócio-construtivista, pois se caracteriza num ensino baseado no desempenho e no desenvolvimento das Competências: Comunicativa e Argumentativa, visando o trabalho interdisciplinar, pois estimula a criatividade, contribuindo para que o educando desenvolva seu senso crítico e espírito inovador mediando aos temas propostos, valorizando a autoria dos trabalhos pesquisados.

VII. Planejamento /Desenvolvimento:
* Quando retornarmos do recesso em (Agosto) o tema do projeto será apresentado aos pais e a toda Comunidade escolar e do entorno. Também terá apresentação de um recital ( teclado), onde apresentaremos várias músicas, em especial Planeta Água ( Guilherme Arantes). Nesta palestra para sensibilizar os alunos e comunidade sobre as mudanças climáticas( Efeito Estufa e Aquecimento Global), mostrando que só depende de nós reverter essa situação. Será usado Globo Repórter: Reutilização do Óleo Saturado, Aqüífero Guarani , Reutilização do lixo numa forma consciente e as fotos da enchente no Município de Natividade, no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat.
* Será realizado um Concurso de Poesia, professores de Português Ricardo Arenari e Hélia , onde os alunos pesquisaram o assunto escolhido ( Meio Ambiente, Aquecimento Global, Ciclo da Àgua, etc) na aula que tiveram com a Profª Marcelina usando a Internet no Laboratório de Informática.
* Será feita uma campanha para não jogar pilhas em lixo comum. Construiremos uma caixa para colocar as pilhas para após mandarmos para o Banco Real que tem um programa Papapilhas, pois as pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.
* Será organizada uma pesquisa/questionário dos problemas ambientais de sua localidade e chamaremos alguns vereadores ( Severiano Resende, Fabiano Vieira, Sebastião Barreto, Drª Ivete Boher, Manoel Filho etc... para nos representar junto ao prefeito, levando as reivindicações , dos problemas ambientais que detectaram em sua comunidade, pois acreditamos que sozinhos não resolvemos muito e logo o projeto cairia no esquecimento, mas com a parceria com o Poder Público, essas idéias são amarradas e desenvolvidas.
* Como nosso Colégio fica as margens do Rio Carangola e é dele que a maioria da população consome suas águas é de suma importância sua preservação. Constatamos com um outro projeto realizado, que várias pessoas jogam Óleo Saturado no esgoto, solo, etc... Então nossa escola já é um pólo onde as pessoas entregam seu óleo e uma comissão formada por pais dos alunos e professores do Colégio, fazem o sabão e vende para a comunidade e a Secretária de educação Maria Cristina Vieira que muito apoiou o Projeto anterior, compra a maior parte do sabão confeccionado para as escolas do Município usarem.
* Os alunos constataram também que o lixo é um dos grandes poluidores do nosso Rio, então fizeram pesquisa sobre o que poderia ser feito com ele e depois que os trabalhos ficarem prontos, faremos uma exposição dos trabalhos feitos ( O Luxo do Lixo). Desenvolvido pela Profª Lúcia Silveira( Artes)
* Acreditamos que todos os cidadãos, ( deficiência visual), são pessoas que precisam ter conhecimento para exercer sua cidadania, com um curso que fiz na Coordenadoria de Bom Jesus ( Direitos Humanos), faremos o Sistema Braille com material reutilizados ( bandejas de isopor e tampinhas de garrafas pet).
* Faremos um Cineminha na Biblioteca, adaptada com o Data Show ( Que nos foi ofertado como Prêmio no ano de 2006, I Prêmio Destaque em Educação Fiscal 2006), sobre Mudanças no Clima/ Mudança de Vida. O filme retrata situações de secas extremas, inundações, furacões, pessoas que perderam suas casas, suas plantações, seus amigos e até sua fé. Através dele, os alunos poderão perceber como o aquecimento Global já afeta o Brasil e ver também as fotos da última enchente no nosso Município e o do curta metragem Ilha das Flores de Jorge Furtado (www.curtana escola.com.br) , pois retrata a angústia de uma população que veem no lixo sua fonte de alimentação, então fazer um paralelo com a sua vida para não desperdiçar alimentos enquanto muitos não tem o que comer.
* Os alunos levarão as reivindicações que constataram através da pesquisa, para a Agenda 21 do município, visto que a professora que desenvolve este projeto é membro, sobre a preservação do Meio Ambiente, pois entendemos que o lixo, a poluição das águas e do ar, provocam doenças e essa parceria é de suma importância para o SUCESSO do projeto.
* Na culminância do Projeto os alunos apresentarão as Poesias Vencedoras e o Coral de Pantominas a Música: ¨Pra Cima Brasil¨( João Alexandre), que como a própria música diz:” Brasil, há uma esperança”, quando existe pessoas conscientes e que querem o bem do Planeta, com muita luta devemos ser capazes de diminuir a emissão de gases para diminuirmos a causa do Efeito Estufa. Apresentarão também os trabalhos que confeccionaram com o Luxo do Lixo, Alfabeto Braille e convidaremos e Exmo. Sr. Prefeito Taninho e Vereadores para participarem da culminância do projeto.
* Durante todo o 2º semestre os alunos serão levados ao laboratório de Informática da Escola, onde poderão explorar os diversos sites e aprenderão sobre as questões ambientais brincando.


VIII. Mídias a serem utilizadas: : Computador, internet, livros, revistas, vídeos, máquina fotográfica, filmadora, data Show, televisão,etc...

IX. Cronograma:


Atividade Período
Palestra para sensibilizar o Público-Alvo ( Recital) Agosto

Visitação à Fábrica de Sacolas e ao Lixão do Município. ( Profª Rosaura) Agosto

Pesquisa dos Temas no Laboratório de Informática Profª Marcelina Ago Set Out

Concurso de Poesias Prof. Português Ricardo e Hélia Novembro

Pesquisa - Questionários Agosto

Construir Caixas para o recolhimento das pilhas para envio Banco Real “Papapilhas” Agosto

Confecção do Sabão com Óleo Saturado Set Out Nov Dez

Transformar o Lixo em Luxo ( Arte com as Embalagens) Profª Artes Lúcia Out Nov

Confecção do Sistema Braille com bandeja de isopor e tampas de refrigerante Nov

Cineminha com o filme – Mudanças Climáticas – Greenpeace e fotos da Enchente no nosso Município. Out Nov

Cineminha curta metragem brasileiro Ilha das Flores ( Jorge Furtado) Dezembro

Reivindicações detectadas para a agenda 21 do Município Nov Dez

Culminância do Projeto com apresentação de todas as oficinas realizadas. Dezembro


X . Forma de socialização das produções:
As fotos do trabalho realizado com o Projeto: O Cidadão em defesa do Planeta serão anexadas no fotoblog do colégio: colegiomunicipalalvorada.nafoto.net, pois de nada vale o fazer dentro da escola, senão for divulgado para a Comunidade em geral, estimulando pessoas a produzir outros de melhor qualidade ainda, com base neste como pesquisa.

XI - Critérios de Avaliação:
O processo avaliativo se dará durante toda a execução do projeto, através da participação dos eventos e execução dos trabalhos propostos: Palestra, Pesquisa no Laboratório de Informática, confecção do Sistema Braille com as bandejas de isopor e tampinhas, das embalagem sendo reutilizadas com Arte ( O Luxo do Lixo), na atenção dada ao Cineminha das Mudanças Climáticas ( Greenpeace) e fotos da Enchente no nosso Município.
Já a avaliação do projeto será feita no decorrer da vida, pois se as pessoas envolvidas se tornarem pessoas mais HUMANIZADAS para com seu próximo e mais preocupadas com seu MEIO AMBIENTE, tendo atitudes empreendedoras, sinto que alcançamos os nossos objetivos.
XII - Referência Bibliográfica /Webgrafia:
Sites que serão visitados para pesquisa dos alunos no LI:

www.compam.com.br
Um site bem legal onde os alunos pesquisarão sobre a reciclagem: O que é, como é, Coleta Seletiva e Meio Ambiente.

www.canalkids.com.br
Um site muito colorido e que chamará muito a atenção dos alunos, foi sua forma de mostrar a desertificação, Meio Ambiente, o Planeta em perigo e fala da degradação do Meio Ambiente. Este site será muito utilizado na pesquisa para confeccionarem as poesias.

www.reciclaveis.com.br
O site recicláveis nos ajudará muito a pesquisa sobre reciclagem de plásticos, lixo e garrafas Pet.


Neste site pesquisaremos sobre brinquedos que poderiam confeccionar, no trabalho “O luxo do lixo”.

www.todabiologia.com/ecologia.htm
Também é um site muito legal, pois aborda questões como: Chuva Ácida, Efeito Estufa, Poluição de Solo, do Ar, Reciclagem, Aquecimento Global e Poluição das Águas.


Jogo ensinando que não devemos prejudicar o meio ambiente.
http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/jogos-h.html

Jogo da Polly para salvar o meio ambiente.
http://www.jogosweb.net/jogos_online/2884/jogo_da_polly_eco_game.html


http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos.html

Cheio de jogos bons para salvar o meio ambiente
http://www.conpet.gov.br/brindes/kids_jogos.php

Esse jogo fala que nós devemos economizar a energia.
http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/

Esse jogo mostra que não podemos misturar os lixos.
http://www.estadao.com.br/especiais/jogos-da-sustentabilidade,54937.htm

Salvando o meio ambiente
http://www.meusjogosdemeninas.com.br/jogos/jogos-de-habilidade/salvando-o-meio-ambiente.jsp


http://jogosonline.clickgratis.com.br/acao/help_the_planet-905.html




Além destes sites foram pesquisados muitos outros, que se for enumerar ficará muito extenso, pois iam no google e colocavam o tema da pesquisa.


Sites pesquisados para fazer projeto:

Site que contém vários links de projetos do MEIO AMBIENTE
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/mei_l.php?t=001

Site do Greenpeace que é uma ONG internacional que denuncia abusos contra o MEIO AMBIENTE
http://www.greenpeace.org/brasil/

Governo do Estado de SP – Secretaria do Meio Ambiente
http://www.ambiente.sp.gov.br/

Site que pesquisaremos na História o nome “gari”.
http://www.secom.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3215&Itemid=67

Site da Globo Amazônia
http://www.globoamazonia.com/

(Blog)
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htmhttp://www.sustentabilidade.blog.br/?p=1894


Imagens Impressionantes e sites ótimos!
http://images.google.com.br/images?q=preserva%C3%A7ao+do+meio+ambiente&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&ei=Wi9VSrrUCI2etweywMXVAg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4


O Luxo do Lixo
http://arteecobrasil.blogspot.com/

( Blog)
sustentabilidadedomundoafora.blogspot.com/

Site para saber o destino correto para as pilhas
http://meumundosustentavel.com/noticias/destino-certo-para-pilhas-baterias-e-oleo-de-cozinha/


Site do Banco Real que tem um programa papapilhas ( Recolhimento)
http://www.bancoreal.com.br/index_internas.htm?sUrl=http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade/o_que_fazemos/praticas_de_gestao/tpl_sustentabilidade_quefazemos_gestao_ecoeficiencia_papapilhas.shtm


Documentário Ilha das Flores de Jorge Furtado
www.curtanaescola.com.br



Então, este projeto é uma sementinha que estamos plantando para a conscientização das pessoas que só depende de nós salvarmos nosso bem maior que é fonte de vida e saúde: O MEIO AMBIENTE.