segunda-feira, 31 de maio de 2010

Confecção dos cartazes - Profª. Ivelise Fitaroni








Brevemente será postado os Power Points feitos no Laboratório de Informática, parceria entre a Sala de aula, com as TICs orientados pela Profª. Orientadora Tecnológica Jamille Muniz Rodrigues.

Aula Prática - Profª. Ivelise Fitaroni - Parte II





Aula Prática - Profª Ivelise Marques Fitaroni

Foi realizado pela professora de Matemática, Ivelise Marques Fi

Foi realizado pela professora de Matemática, Ivelise Marques Fitaroni Rezende, no Colégio Municipal Alvorada, no 6º ano do Ensino fundamental, Turma 601 uma aula inserindo a temática dos números na História da Civilização, buscando fomentar uma discussão sobre a questão de que as pessoas não se deem conta, os números estão em quase todas as situações do dia-a-dia. Eles são usados em contagens, medições, codificações e muitas situações práticas.

E quando não existia dinheiro, aeroportos e banco, como será que era feito?

Nesse momento os alunos foram levados a entender que, surgindo outras atividades que exigiam novas formas de contagem e registros, alguns povos construíram um sistema de numeração, ou seja, o conjunto de símbolos e regras de escrita numérica.

Os alunos foram divididos em grupos e levados para o Laboratório de Informática do Colégio Municipal Alvorada para que eles fizessem as pesquisas na Internet.

Foi realizado pela professora de Matemática, Ivelise Marques Fi

Grupo I- Sistema Egípcio de numeração

Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/l1t5.htm


Grupo II- Sistema Babilônico de numeração

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/hjco/Numerweb/Pg000130.htm


Grupo III- Sistema Maia de numeração

Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/o-sistema-numeracao-maia.htm


Grupo IV- Sistema Romano de numeração

Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/l1t6.htm


Grupo V – Sistema Indo-Arábico de numeração

Fonte: http://www.programandoomundo.com/Sistema%20Indo-Arabico.htm


Foi realizado pela professora de Matemática, Ivelise Marques Fi

Foi pedido aos grupos que gravassem a sua pesquisa no Pen drive para que fizessem uma apresentação no Data Show para a turma, havendo assim uma sistematização e ampliação dos conhecimentos.

Depois de realizadas as pesquisas cada grupo levantou as informações sobre cada civilização: registros de símbolos que representam os números, regras de funcionamento de cada sistema.


Os alunos foram orientados para fazer um levantamento em livros didáticos e nas pesquisas feitas na internet das semelhanças e diferenças dos sistemas de numeração estudados.
Foi realizado pela professora de Matemática, Ivelise Marques Fi

Em seguida foi realizada atividades com a professora de Informática do Laboratório de Informática do Colégio Municipal Alvorada, Jamille Rodrigues, onde os grupos criaram Power Point da civilizações pesquisadas que brevemente serão postadas no blog.